quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Teste de Inteligência

Ola pessoal, aqui vou eu com mais uma curiosidade da historia da matemática.
A historia que vou contar hoje é baseada num artigo que li na revista Meu professor de Matemática.
Ate que ponto os chamados testes de inteligência podem de fato medir a inteligência de uma pessoa? A historia mostra que muitos desses testes são falhos. O grande matemático Henri Poincaré ( 1854-1912) que possuía uma memória prodigiosa foi reprovado em vários testes do tipo Binet. Seu desempenho nesses testes foi considerado como o de um débil mental. Evidentemente isso diz mais sobre os testes do que sobre o imortal Poincaré. A questão é :
Como pode um gênio ser reprovado em um teste de inteligência? Em parte porque esses testes são elaborados por pessoas de inteligência media, as quais não percebem certas possibilidades que são obvias para os super- dotados. Mas a razão principal é que a maioria das questões nesses testes exigem intuição e não dedução,palpites em vez de raciocínio lógico. A seguir apresentamos um exemplo que da uma idéia porque Poincaré foi reprovado nesse tipo de testes. Consideremos as questões abaixo:

a) Que numero esta faltando na seqüência 1,2 ,4 ,5 ?
b) Um relógio marca 8 horas e 20 minutos. Que hora marcará se trocarmos a posição do ponteiro grande com a do pequeno?
A maioria das pessoas responderá “3” para a primeira pergunta e “ 4 horas e quarenta minutos” para a segunda. Mas do ponto de vista lógico as respostas certas são “ não sei”
E “hora nenhuma”, respectivamente. Com efeito a pergunta a) apenas “induz “ uma resposta mas não contem elementos que nos permitam concluir que esta é a única resposta possível. A partir do seu enunciado, qualquer maneira de completar a serie é aceitável,logo a única resposta logicamente adequada é “ não sei”. A pergunta b) contem um erro grosseiro. Trocando as posições dos ponteiros, o menor ficará exatamente sobre o numero 4 do mostrador e ai o ponteiro grande só poderia estar sobre o 12. Em hora nenhuma teremos o ponteiro pequeno sobre o 4 e o grande sobre o 8.

Nenhum comentário: